10 Dicas para melhorar seu conteúdo nas redes sociais!



Você vende online mas ainda tem problemas na hora de criar conteúdo atrativo para seu negócio? Ou ainda, esta começando e não tem familiaridade com as redes sociais?

Isso é super comum! Para uns minutos e leia este artigo onde daremos algumas dicas de como facilitar o desenvolvimento de um conteúdo focado para sua empresa, que irá atrair seu público-alvo e aumentar suas chances de conversão ($$$).


O que é preciso pensar antes de planejar o tipo de conteúdo para redes sociais?


Um dos pontos positivos de quem possui redes sociais é a facilidade em alcançar novos clientes e claro, fidelizar e estreitar relacionamento. Mas, antes de definir o tipo de conteúdo desenvolvido, precisamos entender sobre sua empresa e público-alvo. Assim podemos criar um conteúdo focado na necessidade destas pessoas, impactando diretamente suas vendas de forma positiva.

Ou seja, antes de elaborar qualquer estratégia, tenha em mente se conhece seu negócio através de alguns pontos que vamos citar:


1. Conheça seu público-alvo e suas necessidades

É fundamental conhecer a pessoa que irá comprar seu produto/serviço, pois assim fica mais fácil criar estratégias e obter resultados. Neste primeiro momento, é normal criar a "persona", que nada mais é quem irá comprar em sua empresa. Você deve saber informações básicas como: faixa etária/localização/profissão/hobbies/etc.

A partir do momento que você conhecer bem quem são seus "potenciais" clientes, entenda quais suas necessidades e desejos e perceba se seu produto/serviço se adequa ao que sua "persona" busca. Desta maneira, ficará mais fácil criar conteúdo para ajudá-los com suas dúvidas e consequentemente vender para eles, pois sua comunicação estará voltada diretamente para as necessidades de seus clientes.


2. Defina um grid para seu conteúdo

Importante: Não poste nada apenas para preencher aquele dia da semana. Todo o conteúdo de suas redes sociais deve ser pensado, levando em consideração feriados, promoções, lançamentos, entre outras questões que deverão ser analisadas no momento de montar suas artes e textos. Ex: Verifique sempre seu estoque para evitar postar fotos de produtos que estão esgotados ou fazer lançamento de coleção em plena semana de Black Friday, onde as pessoas esperam grandes descontos.


3. Tenha identidade e saiba se comunicar

O que isso quer dizer? Significa que sua comunicação deve ser transparente, de modo que as pessoas ao lerem possam identificar a marca, relacionar seus conteúdos a sua empresa.

Não somente criar uma identidade, mas ter uma comunicação que seu cliente se sinta a vontade e se identifique. Isso ajudará no engajamento de suas redes sociais, aumento da confiabilidade de seus clientes nas informações que divulga e consequentemente passarão a te seguir e consumir.

Uma boa comunicação é fundamental se você quiser se sobressair no mercado.


4. Empatia é a palavra!

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar de seu cliente e se pergunte:

  • Este conteúdo será útil para mim?

  • A postagem vai me ajudar com algum problema?.

Ao tentar responder esta pergunta você evita postagens que não tem a ver com o que vende e apresenta informação coerente com seu negócio.


5. Humanize sua marca

Lembre-se que assim como detestamos falar com operadoras telefônicas por terem um approach mais intensivo e "robótico", nossos clientes também não gostam de falar com "máquinas". Preste atenção na forma como responde as perguntas. Educação e paciência ajudará a estreitar laços com seus clientes e deixá-los mais a vontade com a marca.

Permita que exista interação entre sua marca e seus seguidores - isso vai e ajudar a criar um bom relacionamento com sua audiência e ter novas idéias de conteúdos.


6. Invista em formatos diferentes

Variar o formato de apresentação de seu conteúdo pode ser uma ótima forma de chamar atenção e trazer "novidade" para seu público.

Utilizar de vídeos, gifs animados, carrossel de imagem, email marketing, são algumas formas de se comunicar sobre um mesmo assunto de forma diferente.

Pesquise antes quais canais deseja investir em seu negócio e como trabalha-los ao seu favor.

7. Escolha seus canais

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Pinterest, Snapchat. A todo momento surge uma novidade, uma rede social nova, com proposta e objetivos diferentes.

Conhecer todas lhe ajudará a escolher as principais para divulgar seu negócio para a pessoas certas.

Além disso, de nada adianta cadastrar o perfil da sua empresa em cada rede social nova e deixá-la às moscas sem ser alimentada. Isso causará o efeito contrário: as pessoas irão deixar de interagir com a marcar e abandoná-la.

Em outras palavras, as vezes é melhor estar em uma boa rede social, do que em todas e não ter conteúdo relevante para abastece-las.


8. Tenha objetivos

Criar objetivos/metas a curto e longo prazo ajuda a ter foco e criar estratégias mais assertivas.

Cada conteúdo, anúncio, promoção, deve ser executado de acordo com objetivo já estabelecido. Dessa maneira você consegue identificar quando há um aumento de visibilidade, engajamento, conversão, etc. E pode programar com antecedência aumento do quadro de funcionários, segunda tiragem de produto ou até corte de custos - se for o caso.


9. Use as métricas ao seu favor

Medir o seu desempenho é um processo fundamental em todas as etapas do marketing digital, inclusive para a sustentação da sua produção de conteúdo para as redes sociais.

Algumas métricas importantes de se analisar: visualização, engajamento, conversão e informações de comportamento de seu público em relação a cada conteúdo postado.

Através dessas métricas você poderá retirar insights que lhe ajudará a criar uma estratégia de conteúdo customizada, pois você irá extrair as informações que o seu próprio público lhe forneceu em suas redes sociais.

Ao analisar os dados obtidos, você consegue perceber que tipo de conteúdo está impactando melhor a sua audiência e investir ainda mais neste formato.


10. Seu público nem sempre é você

Por fim, mas não menos importante é saber diferenciar seus gostos pessoais do seu público.

Uma pesquisa de mercado é fundamental para poder identificar os gostos dos seus clientes, valores, desejos e necessidades, para assim poder aplicar na comunicação e apresentação do produto/serviço e evitar misturar suas necessidades com as do seu público-alvo.

Essa diferenciação é difícil de ser feita, mas assim que é posta em prática, você não apenas estará falando a linguagem de seu cliente, como também estará disponibilizando informações e produtos que eles precisam, melhorando seus resultados!


Lembre-se: Conquistar likes e seguidores é fácil. Basta investir em alguns anúncios.

O difícil é encontrar seguidores interessados em seu produto, que engaje com a marca, confie e lhe traga retorno. Isso pode ser algo bastante desafiador, uma vez que estamos em uma era que tudo é descartável ou "modinha".

Humanizar a marca e se aproximar de seu cliente, construindo um relacionamento com seu público, pode gerar não apenas engajamento nas redes sociais, como aumento das vendas.



0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle

2019 Todos os direitos reservados a TRIO for Woman

+55 11 95067-2434

contato@trioforwoman.com