18 Práticas de vendas para ter sucesso na Black Friday



A Black Friday esta chegando, e nesta época do ano é normal as empresas se prepararem para o aumento significativo do volume de vendas, decorrente dos descontos atrativos.

Mesmo sabendo que atualmente a Black Friday representa parte das vendas de Natal e do faturamento destas empresas, muitos empreendedores acabam não organizando um planejamento para esta data e isso acaba afetando suas vendas diretamente. Se você se identificou com o que acabamos de falar, saiba que ainda da tempo de correr e preparar suas vendas para esta data. Preparamos algumas informações e táticas de venda que irão lhe auxiliar para garantir uma excelente Black Friday.


1. Saiba como você divulgará seus produtos

Seu planejamento deve cobrir mídia social, e-mail marketing, atração de visitantes do site/loja e visitantes da loja, se você tem uma loja física. Se você vende através de pequenos varejistas, considere entrar em contato com eles, para saber se gostariam de ter mais ações em conjunto.

2. Pré-escreva todos os e-mails que você enviar

Elabore seus e-mails com antecedência - você terá muito o que fazer na semana da venda!

3. Informe seu cliente sobre a sua promoção

As pessoas têm tanta coisa acontecendo em suas vidas diárias que seus clientes fiéis precisam de ajuda para se lembrar de quando suas vendas começam e em quais dias elas estão sendo veiculadas. Eles já estão recebendo muitos e-mails? Provavelmente sim, mas você estará ajudando-os a obter a economia desejada!

4. NÃO anuncie e depois desapareça

Você não está confortável com o marketing por e-mail? Então não faça isso. E-mails de acompanhamento que lembram por quanto tempo a venda estará no ar, ou qualquer ofertas especiais, como um brinde para as 10 primeiras pessoas que compram todos os dias, impulsionam as vendas e geram engajamento. Se você não se sente confortável com este canal de venda ou não tem tempo para organizar, prefira investir seu tempo em outros canais.

5. Tire o máximo proveito das seqüências de e-mail

Depois de pré-escrever todo o seu conteúdo, certifique-se de agendar tudo em um sistema de e-mail marketing também. Se você é um profissional de e-mail avançado, verifique e teste suas regras, configurações de automação e funil para não precisar pensar nisso quando o Black Friday/Cyber Monday chegarem.

6. Programe suas postagens de mídia social

Pré-escreva e agende todo o seu conteúdo na semana anterior. Certifique-se de incluir lembretes, contagens regressivas e holofotes em seus produtos. Existem ferramentas que podem facilitar o agendamento para que você possa se concentrar durante as vendas.

7. Códigos de cupom são seus amigos

Crie códigos de cupons exclusivos que estão ativos apenas durante a Black Friday/Cyber Monday. Isso criará um senso extra de urgência, mas entregá-los diretamente ao seu cliente fiel fará com que eles se sintam especiais e apreciados. É também uma maneira fácil de dar as pessoas um desconto sem muito trabalho extra.

8. Empacote seus produtos

Faça pacotes especiais da Black Friday/Cyber Monday com seus produtos. Dica bônus: faça pacotes temáticos e ofereça aos seus clientes uma solução única.

9. Conheça seu estoque

As vendas da Black Friday/Cyber Monday podem ser enlouquecedoras! Portanto, certifique-se de estocar e saber sua quantidade de produtos antes que os pedidos/clientes cheguem. Isso vai lhe poupar muitos problemas e estresse.

10. Crie uma categoria ou tag Black Friday/Cyber Monday para sua loja

Você quer tornar super fácil para seus clientes encontrarem suas ofertas da Black Friday/Cyber Monday. Se você não está fazendo descontos em toda a loja, fazer uma seção da Black Friday/Cyber Monday dará aos compradores uma compreensão clara de onde eles precisam ir.

11. Crie gráficos exclusivos e material promocional

Você quer comunicar claramente aos seus clientes que você está executando uma venda. Considere atualizar o banner da sua loja e a imagem da capa da página do Facebook com um lembrete atraente para que as pessoas não percam seu excelente negócio.

12. Use-o como uma maneira de vender estoque antigo

Você tem alguns produtos antigos que estão na sua prateleira para sempre? (Quem não tem?!). Agora é a hora de oferecer um desconto, empacotá-los e limpar suas prateleiras. Use esse tempo para criar espaço para novos produtos e oferecer aos seus clientes grande valor pelo seu dinheiro ao mesmo tempo.

13. Transporte com desconto

Este não precisa de nenhuma explicação - todo mundo adora frete grátis (e muitos estão começando a desejar isso) quando fazem compras online. Se você puder oferecer taxas de envio simples e precisas, seus clientes irão apreciá-lo.

14. Esteja ciente de suas margens de lucro

As margens de lucro não são tão incríveis, mas são essenciais para o funcionamento do seu negócio. Se você enlouquecer e der aos seus clientes algo significativo, você acaba tendo que pagar por cada item que está vendendo - então você acaba tendo prejuízo. Gere seus números para ter certeza de que, mesmo com seus descontos, você ainda estará ganhando dinheiro em cada venda.

15. Comece a promover antecipadamente e crie uma página de destino

Mantenha seus clientes no circuito, deixe-os saber o que podem esperar com uma contagem regressiva. Uma boa maneira de fazer isso é coletar o endereço de e-mail por meio de uma página de destino. Mesmo uma simples landing page da Black Friday/Cyber Monday ou um formulário de inscrição no seu site podem fazer a diferença.

16. Blog it! Publique sobre a promoção

Seu blog é uma ferramenta poderosa, por isso não tenha vergonha de fazer um blog sobre suas ofertas da Black Friday/Cyber Monday. É bacana dar um impulsionamento extra no Google ou Redes Sociais, isso manterá as pessoas no circuito que talvez não tenham optado em sua lista.

17. Junte-se a outras lojas

Criar pacotes juntos ou trocar códigos de cupom / desconto, é uma ótima maneira de servir o seu público e construir amizades duradouras com outros proprietários de pequenas empresas.

18. Abrace suas mídias sociais (SAC)

Esteja preparado para perguntas em suas redes sociais. É uma maneira rápida e fácil de os clientes se conectarem com você/sua marca e enviarem perguntas de última hora. Certifique-se de estar presente durante a sua venda ou delegar a um amigo de confiança ou a um membro da sua equipe.

Quando tudo acabar, esta na hora de relaxar e comemorar. Tenha uma boa noite de sono e no dia seguinte, monte uma estação de embalagem para enviar os pedidos extras. Coloque todos os seus suprimentos em um só lugar para que você possa começar a embalar quando os pedidos forem confirmados.

Espero que isso ajude você a ter uma lucrativa e saudável Black Friday/Cyber Monday!

Gostaram de nossas dicas? Se tiverem algum comentário ou sugestão, aproveite e nos deixe uma mensagem abaixo. Boa vendas a todos!

11 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle

2019 Todos os direitos reservados a TRIO for Woman

+55 11 95067-2434

contato@trioforwoman.com