• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle

2019 Todos os direitos reservados a TRIO for Woman

+55 11 95067-2434

contato@trioforwoman.com

A psicologia das cores em seu negócio



Cores! Elas tem o poder de transmitir diferentes sensações. Isso porque nosso cérebro responde a estímulos associados as cores, transformando em sentimentos.


As cores também afetam as vendas e afinidade de seus clientes em sites, emails e redes sociais.

De acordo com algumas pesquisas, 92,6% das pessoas consideram o visual (design, cor, formas) um fator que influencia sua compra final. Sendo julgado inconscientemente dentro de 90 segundos. Para Neil Patel, do Quick Sprout, a cor representa 85% da razão pela qual a pessoa compra ou não um produto específico. Por esse motivo a importância de analisar as cores antes de definir a identidade visual e marketing de conteúdo de sua marca e não levar em conta apenas seu gosto pessoal.


Dependendo da paleta de cor escolhida, pode influenciar seu conteúdo visualmente deixando mais ou menos atrativo para o leitor e consequentemente afetando suas vendas. Por isso, entender o que cada tom representa, e usá-lo a seu favor irá estimular as pessoas a fazer a escolha certa.

Para facilitar montamos uma lista com os significados das principais cores:


Cores e Gatilhos Emocionais


Imagem Conversioner.com

Azul

Chama atenção por transmitir serenidade, confiança e responsabilidade. Não é a toa que é uma das cores mais usadas no Marketing. Além desse lado "seguro", ela pode levar para o lado mais tecnológico, espiritual e conservador. Boa cor para um psicólogo, ou empresa financeira. Marcas como a TIM usam azul para trazer confiança e remeter a tecnologia de suas empresas, já empresas financeiras, como a Visa e Itaú utilizam o azul como cor principal para mostrar estabilidade e confiança em suas finanças.


Amarelo


Remete a aviso, alerta. Muito usado em placas de trânsito e por esse motivo, pode ser usado no marketing para destacar botões de compra em sites e frases que queira chamar a atenção, pois causa ansiedade nas pessoas.

Também é uma cor que remete a alegria e entusiamo.


Vermelho

Ação, desejo e paixão. Muito usado em vendas para trazer o senso de urgência e em marcas de maquiagem por conta da sensualidade. Cuidado com o uso em excesso, pois pode transmitir agressividade.


Verde

Equilíbrio, crescimento, natureza. Não é a toa que empresas ligadas ao meio ambiente, seja através da comida, vestuário ou produtos de beleza "cruelty free", procuram usar o verde em suas logos. Ele remete confiança, compaixão, harmonia.


Laranja

Otimismo e positivismo. Estimula os sentidos e uma boa cor para assuntos referentes a alimentação e comunicação.


Turquesa

Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação. Ideal para professores, meios de comunicação e tecnologia.


Preto

Poderoso e sério. Sugere sofisticação por um lado, mistério e intimidação, por outro. Marcas de jóias costumam usar esta cor para trazer a elegância que necessitam em sua comunicação.


Apesar das cores terem este "peso" no marketing, o sucesso de seu negócio é a soma de diferentes fatores. Por isso, estude, teste as cores e veja como elas se comportam em seu site/negócio. Apenas tome cuidado para não exagerar no uso de cores e ter problemas com a estética.

Ser fiel a cor de sua marca é importante, e usar cores em excesso pode ser perigoso.


17 visualizações